Fibras – A importância de uma dieta rica em fibras

Fibras – A importância de uma dieta rica em fibras

Se você é uma pessoa que se preocupa com a qualidade da sua saúde e da sua alimentação, provavelmente já ouviu falar sobre a importância das fibras alimentares na sua dieta.

Preparamos esse artigo com todas as informações que você precisa saber sobre a dieta com fibras alimentares. Afinal, por que é tão importante para a sua saúde manter uma dieta enriquecida com esses nutrientes?

Fibras alimentares: o que são?

São compostos nutricionais encontrados em alguns grupos de alimentos. Elas são formadas por moléculas de carboidratos vegetais não digeridas pelo organismo humano e, por isso, atuam de maneira diferente na nossa saúde.

Outra grande vantagem é que, por não serem digeridas pelo nosso trato gastrointestinal, elas também não se transformam em calorias quando consumidas na dieta diária.

Onde são frequentemente encontradas?

Fibras alimentares são frequentemente encontradas em alimentos de origem vegetal, visto que os polissacarídeos não absorvidos pelo nosso organismo são componentes importantes na formação desses alimentos. Suas principais fontes são:

  • Carboidratos integrais;fibras na dieta
  • Folhas e legumes;
  • Frutas que podem ser consumidas com casca;
  • Suplementos alimentares;
  • Oleaginosas;
  • Barras de cereais naturais.

Quais os benefícios para a saúde?

Vários são os benefícios que elas oferecem para a nossa saúde. É por isso que os nutricionistas e médicos adoram reforçar a importância do consumo desses compostos alimentares na sua dieta. Apresentamos a seguir os principais efeitos das fibras alimentares no organismo humano:

Regula o intestino

Como as fibras alimentares são compostos nutricionais não digeridos pelo organismo, é natural que elas cheguem intactas até o intestino.

Essa característica permite que elas ajudem a movimentar o bolo fecal, evitando quadros de constipação intestinal e outros desconfortos que podem atingir essa região do nosso corpo ainda prevenindo o câncer colo-retal.

Aumenta a saciedade

Outra característica importante vem como consequência da não absorção desses compostos alimentares pelo organismo, é o aumento da sensação de saciedade.

As fibras não absorvidas ocupam um espaço no estômago após serem consumidas na alimentação, transmitindo uma mensagem de saciedade para o cérebro e fazendo com que você sinta menos vontade de comer.

Por isso, dietas ricas em fibras alimentares, além de baixo teor calórico, ajudam a evitar que você sinta fome logo após consumi-las.

Controla os níveis de glicose e colesterol no sangue

A presença das fibras não absorvidas pelo organismo no estômago também ajuda a controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue. Elas influenciam na velocidade de absorção das moléculas de açúcar e gordura pelo organismo, diminuindo o volume desses compostos pelo corpo.

Ajuda no controle da pressão arterial

Quem consome mais fibras alimentares na dieta também pode perceber uma melhora significativa na pressão arterial, que fica em níveis mais baixos graças à influência que esses compostos têm na absorção — não somente do açúcar e da gordura — como também do sódio.

Qual a porção ideal de fibras que devo ingerir por dia?

Para você poder aproveitar os benefícios das fibras alimentares, é preciso consumir um volume de 20g a 30g desse nutriente por dia, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

No entanto, de acordo com pesquisas do IBGE, essa quantidade é consumida apenas por 30% da população brasileira, o que significa que temos que valorizar ainda mais a ingestão desse composto nutricional.

Comer mais fibras pode parecer uma tarefa difícil, mas hoje é possível acrescentar suplementos e até snacks   ricos desse nutriente na nossa alimentação, que permitem alcançar a recomendação diária da OMS.

Sobre o Autor

Quer mais informações? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! via Fale Conosco